Telefone (11)5584.8399
Telefone (11)5589.9856
Av. Dr. Altino Arantes, 1150 São Paulo - SP
Close
Av. Dr. Altino Arantes, 1150 São Paulo - SP
(11)5584.8399 tecnotherm@tecnotherm.com.br

Homenagem à Elaine Lustig Cohen

Elaine Lustig Cohen e seus trabalhosMuito provavelmente, talvez você não reconheça pelo nome que citarei a seguir. Certamente, contudo, você já se deparou com algumas de suas obras por aí. Morta no início do mês, aos 89 anos, a designer Elaine Lustig Cohen deixou mais de 150 capas de livros e catálogos de museus como legados.

Sua obra é muito reconhecida. Seu trabalho desempenhou papel significativo na evolução do design gráfico modernista americano. Além disso, Elaine Lustig Cohen integrou magistralmente sua estética à avant-garde europeia dos anos 1950 e 1960, criando um vocabulário visual distinto.

Nascida em New Jersey, teve sua criatividade identificada logo cedo por sua mãe, que a estimulou a estudar. Em sua adolescência, teve contato com a arte contemporânea por Naomi Savage, sobrinha de Man Ray. Nesse período, viajava frequentemente a Nova York para visitar galerias e museus. Aos 15 anos, esteve em uma exposição na de Kandinsy no Museu Guggenheim, iniciando sua paixão pela arte moderna.

Elaine Lustig Cohen: vida e obra

Em 1948, aos 20 anos, Elaine Lustig Cohen conheceu o renomado designer gráfico Alvin Lustig. Casaram-se no mesmo ano. Após a morte do marido, ela assumiu o seu escritório, começando sua trajetória profissional.

Sua carreira, contudo, vai além do desenho gráfico, embora seja bastante reconhecida por isso. Recém-viúva, firmou parceria com o arquiteto Philip Johnson para refazer a sinalização gráfica de um projeto. Acabaram fortalecendo a amizade, que rendeu outros trabalhos, como The Glass House, Universidade de Yale e o Lincoln Center.

No campo do design editorial, desenvolveu uma estética bem particular. Nos anos 60, criou os catálogos de artistas reconhecidos, como Jasper Johns, Yves Klein e Robert Rauschenberg. Em paralelo, outros arquitetos a contratavam para fazer a sinalização de seus edifícios. Elaine Lustig Cohen, por exemplo, criou sinais para a Administração Federal de Aviação (FAA) e General Motors.

Como pintora, Elaine Lustig Cohen desenvolveu um estilo hard edge nos anos 1960 e 1970. Nas obras, criou uma linguagem formal simplificada que inclui cores sólidas e formas geométricas abstratas. É clara a alusão de suas pinturas com o seu trabalho de design, sempre buscando dissolver as barreiras entre pintura e objetividade.