Telefone (11)5584.8399
Telefone (11)5589.9856
Av. Dr. Altino Arantes, 1150 São Paulo - SP
Close
Av. Dr. Altino Arantes, 1150 São Paulo - SP
(11)5584.8399 tecnotherm@tecnotherm.com.br

Dimensionamento do ar, você sabe fazer?

Dimensionamento de BTUs e sua importânciaO cálculo correto da carga térmica (BTU’s) é uma tarefa imprescindível para um bom dimensionamento do ar condicionado nos ambientes. Ele é resultado de todas as formas de calor em um determinado espaço. Várias questões influenciam nesse trabalho, o que exige bastante cuidado das empresas que projetam e executam o serviço.

Diretor da Tecno Therm, Andre Altobello diz que, antes de tudo, o engenheiro deve se atentar às normas da ABNT NBR 5858. Segundo Altobello, é comum o consumidor final calcular a capacidade baseado apenas na área a ser condicionada.

“Esse é um grande erro, pois outros fatores modificam muito o resultado final”, explica, acrescentando que é bastante comum as pessoas errarem nessa avaliação.

Dimensionamento do ar: dicas

Segundo Altobello, algumas dicas são importantes para fazer um correto dimensionamento do ar condicionado nos ambientes. Ele destaca ainda que alguns fatores devem ser avaliados. Por exemplo, ele destaca que, para fazer o cálculo de carga térmica, o engenheiro precisa avalia:

Local: cada estado brasileiro tem um fator de insolação diferente.
Número de pessoas: as pessoas emitem calor latente, portanto é imprescindível saber a quantidade que ocupará o ambiente condicionado.
Insolação sob as janelas e tipos de janelas: os fatores de insolação variam de acordo com o tipo, tamanho e posição das janelas.
Iluminação: numero de lâmpadas e suas características. Saber, por exemplo, se a incandescente esquenta mais que a fluorescente.
Computadores: número de máquinas é fator de influência, pois elas também emitem calor.
Aparelhos elétricos e suas potencias: é preciso saber quais são esses equipamentos aparelhos, quantos são e seus tipos.
Motores: avalie bem a quantidade e potência de cada motor do ar condicionado.

Para Altobello, o consumidor deve, antes de comprar um ar condicionado, consultar um profissional da área. “Fique atento a este importante cálculo. Ele fará com que seu sistema funcione de forma realmente satisfatória”, finaliza.