Telefone (11)5584.8399
Telefone (11)5589.9856
Av. Dr. Altino Arantes, 1150 São Paulo - SP
Close
Av. Dr. Altino Arantes, 1150 São Paulo - SP
(11)5584.8399 tecnotherm@tecnotherm.com.br

Dia do Trabalho: saiba a origem

Arte do Dia do TrabalhoHoje é um dia de justa folga para todo trabalhador. De fato, o Dia do Trabalho representa uma data de muitas conquistas para a sociedade. É também marcado por manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. Vale ressaltar que o feriado é comemorado não só no Brasil como em vários outros países. Mas você sabe por que o Dia do Trabalho é justamente no dia 1º de maio?

Para saber isso precisamos voltar ao ano de 1886, nos Estados Unidos. Na florescente e industrializada Chicago, trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. No centro da lista de demandas estava a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Além disso, no mesmo dia, houve uma greve geral em todos os EUA. Dias depois, a polícia entrou em conflito com manifestantes, provocando mortes e um efeito colateral: mais revolta.

Os dias seguintes foram marcados por mais problemas, feridos e mortes, tanto de policiais, quanto de trabalhadores. Sendo assim, foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear quem morreu nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista criou o Dia Mundial do Trabalho. A data de 1º de maio foi escolhida justamente pelo início das manifestações, em Chicago.

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, historiadores dizem que há relatos de celebração da data desde 1895. No entanto, o Dia do Trabalho tornou-se uma data oficial somente em 1925 com um decreto presidencial de Artur Bernardes.

Por aqui, há ainda fatos importantes relacionados ao Dia do Trabalho. Veja alguns:

  • Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo.
  • Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho. O órgão passou a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.