Telefone (11)5584.8399
Telefone (11)5589.9856
Av. Dr. Altino Arantes, 1150 São Paulo - SP
Close
Av. Dr. Altino Arantes, 1150 São Paulo - SP
(11)5584.8399 tecnotherm@tecnotherm.com.br

Acesse milhares de mapas históricos

Mapas históricos disponíveis na internetPara quem curte é sem dúvidas um prato cheio. O David Rumsey Historical Map Collection disponibilizou 71 mil mapas históricos, que abrangem do século XVI ao XXI. São imagens em alta resolução de várias partes do mundo, das América à África, passando pelo Pacífico. Há ainda opções do globo todo, bem como de corpos celestes.

O David Rumsey Historical Map Collection é uma das maiores coleções particulares de mapas históricos do mundo. Ele tem cerca de 150 mil itens cartográficos. A coleção foi criada por David Rumsey, empresário americano que fez fortuna no mercado imobiliário. Ele iniciou sua abrangente coleção coletando cartas geográficas dos séculos 18 e 19 das Américas. É justamente nesse período que ocorre a ascensão da cartografia moderna.

Em fevereiro de 2009, David Rumsey anunciou a doação de toda coleção à Universidade de Stanford. Isso incluiu os 150 mil mapas digitais e outras imagens, bem como o banco de dados usado para monitorá-las.

Mapas históricos

Mais do que possibilitar o download dos mapas, o site oferece a oportunidade de fazer zoom em detalhes e criar apresentações de slides. Tudo isso sem a necessidade de quaisquer plug-ins especiais ou software para ver toda coleção. O portal tem também um blog que apresenta as novas adições, além de notícias, mapas em destaque, vídeos e sites relacionados.

Além dos 71 mil mapas históricos digitalizados disponíveis no site, há ainda outros 150 que estão hospedados, por meio de layers, no Google Earth. Há ainda outras opções dentro do jogo Second Life, caracterizados como Rumsey Maps Islands.

O conteúdo do banco de dados pode servir de base para estudos nos campos da história, arte e cartografia. Além disso, as buscas dentro do site podem ser feitas por data, local, tema, autor e outras categorias. A resolução dos mapas históricos da coleção é altíssima, oferecendo a quem acessa detalhes raramente encontrados nesse tipo de cartografia.